juliadourado.com.br

O que está por trás das compras por impulso?

Que atire a primeira pedra quem nunca fez alguma compra sem pensar. Por mais boba que seja! Por não estarem previstas no orçamento, essas comprinhas quase inocentes, podem provocar verdadeiros desastres no orçamento familiar.

Mas porque compramos por impulso?

Primeiro é importante entender as emoções que estão por trás desse comportamento.
Nosso cérebro opera com dois sistemas básicos: um mais rápido e intuitivo, bastante ligado às emoções primárias e outro mais lento e lógico, ligado à cognição, ou seja, o pensamento calculado, racional.

Quando estamos tristes, deprimidos, desanimados nossa capacidade de autocontrole diminui, aumentando a probabilidade de tomarmos decisões erradas. A tristeza nos leva ter pensamentos mais imediatistas e um desejo por uma recompensa imediata.

O que pode nos recompensar de forma mais imediata? Em muitos casos, envolve alguma compra.

Não é que você não possa se recompensar de vez em quando, mas sejamos sinceros, será que você não anda se recompensando demais?

Dá uma olhada nos seus últimos gastos e avalia se eles foram pensados, planejados ou se foram por impulso. E me conta, o que você sente ao comprar sem pensar? Sente alguma dificuldade em diminuir essas ações?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e me siga lá no Instagram!

Compartilhe!