Você sabe a diferença entre ter dinheiro e ter autonomia financeira?
Acompanha comigo! Você pode ter bastante dinheiro na sua conta e saber que ao final do mês seu salário, novamente será pago. Mas, e se você for demitido? Por quanto tempo mantém suas contas em dia? Mesmo que tenha uma reserva, você irá precisar de outro trabalho para manter seu padrão de vida. Qualquer que seja ele! Isso quer dizer que você depende do seu emprego para sobreviver.
A palavra autonomia vem do grego “autonomos”. Auto = de si mesmo e Nomos = lei. Ou seja, aquele que estabelece suas próprias leis. A autonomia financeira é exatamente o conceito de ter dinheiro suficiente para sustentar a si mesmo sem depender do outro.
Ter autonomia financeira implica em fazer o dinheiro trabalhar para você. É preciso que você tenha ativos que lhe rendam, pelo menos, o seu custo mensal. Sei que já está passando pela sua cabeça: “isso não é para mim!”. Será se não é mesmo? Ou é apenas algo que você cresceu acreditando? Certamente não é a coisa mais fácil do mundo. Mas é impossível? Definitivamente, não.
Autonomia financeira é sobre a relação que estabelecemos com o dinheiro e a forma como vamos fazer essa gestão. Passa por um processo de autoconhecimento que nos leva ao encontro de muitas das nossas crenças, e que pode ser libertador.
Você conhecia esse conceito? Me conta aqui o que achou!
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e me siga lá no Instagram!